O Grupo

O que significa ARA?

A palavra ARA significa dia, luz, tempo, clima em tupi guarani, a língua dos habitantes de nosso continente; a língua do povo que sempre habitou essas terras e que mais conhece as suas características e relações com o ARA. Dessa palavra derivou o ARAM, o Sol, que, junto com YBITU (o vento), correspondem às nossas principais fontes de energia, sabiamente aproveitadas pelos índios e absurdamente desprezadas pelas tecnologias construtivas desenvolvidas pelo homem “branco”, especialmente após a Revolução Industrial.

A escolha dessa palavra como nome fantasia do Grupo de Pesquisa em Qualidade do Ambiente Construído se deve à necessidade de estarmos sempre atentos às condições que a natureza nos oferece e de aprendermos a respeitá-la, aproveitando usufruindo suas riquezas sem desequilibrá-la.

ARA nos faz lembrar que antes de sermos seres racionais, somos seres da Terra, corpos que, assim como os demais, dependem dela para sobreviver, e em harmonia. Lição que os índios aprenderam e ainda lutam para que, assim, permaneçam vivos, como seres humanos e culturais, mesmo sob a contínua e intensa ameaça dos novos modos de vida (capitalistas) da civilização humana.


Objetivos do Grupo ARA

Todas as ações do Grupo de Pesquisa em Qualidade Ambiental do Espaço Construído (ARA) são fundamentadas nos princípios da construção sustentável, que visam estabeler parâmetros de projeto e construção adequados ao clima, à cultura e à história em escala local e regional. Os resultados esperados com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo deverão repercutir positivamente: 

a) na melhoria da qualidade dos projetos de arquitetura e de urbanismo; 
b) na elaboração e revisão de normas e legislação relacionadas ao planejamento, projeto e execução de obras urbanas e de edificações;
c) na orientaão e no assessoramento de atividades de planejamento e de projeto urbano e de edificações;
d) na aplicação, na aferição e no desenvolvimento de conceitos e teorias relacionados à qualidade do ambiente construído; 
e) no atendimento das necessidades e espectativas dos usuários finais desses ambientes quanto ao conforto, segurança e saúde; 

As atividades do grupo devem se estender à formação e capacitação de profissionais em atividade no mercado da construção civil, oferecendo-lhes o conhecimento necessário ao desenvolvimento sustentável do setor da Construção Civil e das cidades.