5 de outubro de 2012

Atlas Ambiental Urbano do Município de Lucena-PB


Atlas Ambiental Urbano do Município de Lucena-PB
 

O ARA, Grupo de Pesquisa em Qualidade do Ambiente Construído, vinculado ao IFPB, iniciou, neste mês, a elaboração de um atlas ambiental urbano para o município de Lucena, cidade do litoral norte da Paraíba.

O atlas será elaborado através de um amplo projeto de pesquisa a ser coordenado pelo Prof. Homero Carvalho e colaboração dos professores-pesquisadores Marconi Antão, Luciene Gama, Eugênio Pacelli e Francisco Gonçalves (UFPB). Também está tendo o apoio do Grupo Pesquisa em Posicionamento Geodésico e Gestão da Informação Territorial, também vinculado ao IFPB.

A pesquisa integrará as ações de ensino em disciplinas do curso de Geoprocessamento do IFPB, iniciação científica e extensão, sendo desmembrado em diversos projetos menores, com objetivos específicos atrelados a um projeto mais amplo (“guarda-chuva”) submetido ao Edital Universal 2012 do CNPq, que está em fase de julgamento.

As ações de pesquisa se iniciaram com a realização de trabalhos práticos por alunos das disciplinas Planejamento Físico-Territorial (ministrada pelo Prof. Homero Carvalho) e Posicionamento por Satélite (ministrada pelo Prof. Marconi Antão), no curso de Geoprocessamento e de bolsistas de Iniciação Científica vinculados ao aos grupos de pesquisa. Esses trabalhos estão implantando a rede de referência cadastral do município e cadastrando parte dos imóveis urbanos da sede do município, através de levantamento topográfico e de aplicação de um micro BCI (Boletim de Cadastro Multifinalitário), contemplando parte de características físicas e de uso das edificações.


Mesmo estando no início, já é possível observar a contribuição desse projeto para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, que passam a ter a oportunidade de praticar e sedimentar os conhecimentos adquiridos no curso, além de servir de experimentação de métodos e técnicas de levantamento de dados que darão suporte ao desenvolvimento da pesquisa em todo o município.

O desenvolvimento do atlas ambiental proporcionará a utilização, pelos alunos, de diversas geotecnologias, como o sensoriamento remoto e os sistemas de informação geográfica, além de diversas técnicas de levantamento e tratamento de dados.

Espera-se que, a partir do próximo ano, se consiga firmar uma parceria com a Prefeitura do Município, que possibilite o acesso a informações oficiais e ao próprio aproveitamento dos resultados da pesquisa no planejamento e gestão local.

Além dos trabalhos citados, realizados em campo, está sendo desenvolvida a caracterização geomorfológica e pedológica do município, através de um projeto de iniciação científica.

Com o atlas ambiental de Lucena o ARA se propõe a fornecer uma caracterização física detalhada do espaço urbano do município quanto ao uso e ocupação do solo e seus impactos sobre o ambiente geográfico natural, gerando subsídios para a elaboração de planos mitigadores e preventivos a serem legislados pela câmera municipal executados pela Prefeitura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário